Bandeira Azul Praia do Estaleiro

Nossa paradisíaca Praia do Estaleiro recebeu a certificação internacional Bandeira Azul. Atendendo à rigorosos critérios ambientais, a certificação é válida para a temporada 2018/2019.

Foto: Celso Peixoto

Balneário Camboriú recebeu de forma inédita o certificado Bandeira Azul para as praias do Estaleiro e Estaleirinho. O certificado foi concedido a apenas nove praias brasileiras que atenderam a uma longa lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Entre esses critérios, estão testes consecutivos de balneabilidade em cinco pontos das duas praias, inclusive em frente a riachos. Depois de um trabalho de quase dois anos para a conquista do certificado que atesta os locais como ecologicamente corretos. A certificação é válida para a temporada 2018/2019 e traz um novo olhar às estas praias.



No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a obtenção do certificado, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atua na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. O cronograma está em dia e a previsão é de que até o dia 15 de dezembro a Bandeira Azul seja hasteada.
As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas estão em reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas estão sendo instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para toda a temporada.


O que é o programa Bandeira Azul?
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education <http://www.fee.global/>  – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede <http://www.iarbrasil.org.br/> , com sede em Florianópolis/SC.
O Programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil à partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul.

Fontes: http://www.bandeiraazul.org.br/
www.bc.sc.gov.br <http://www.bc.sc.gov.br>



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *