Maio o mês das noivas… e dos muguets

Dizem que Maio é o mês das Noivas, mas ele é mesmo, o mês em que florescem os Muguets

A história do muguet, essa florzinha singela e perfumada tornou-se um símbolo do mês de maio, tempo de primavera na Europa.  A tradição vem de um tempo muito distante.

Contam que os Celtas já festejavam o muguet no primeiro dia do mês de maio.  Eles dançavam em volta de uma árvore para espantar os maus espíritos e acreditavam que o muguet trazia sorte.

Na idade média ela era colhida para festejar as noivas; na França do Renascimento, Charles IX recebeu um galhinho de muguet no primeiro de maio e instituiu o costume de oferecer muguets, nessa data, às damas da corte.

Na França pós guerra, o dia 1° de maio não é apenas o Dia do Trabalho, mas também o dia para presentear as pessoas de quem gostamos com a flor muguet, que pode ser branca ou cor-de-rosa.

 

Esta flor delicada, escolhida por tantas noivas icônicas, como Grace Kelly e Kate Middleton,  para compor seus buquês, têm a forma de pequenos sinos,  são também conhecidas como Lis de la vallée, Lírios do Vale, lágrimas de Nossa Senhora (em Portugal).  Elas exalam um perfume delicioso e são consideradas como símbolos de felicidade e da boa sorte. Por isso tão usadas em buquets de noivas. Simboliza também, na França, os 13 anos de casamento, as Bodas de muguet.

O Muguet é a flor preferida das noivas mais sofisticadas.

Fonte: costancezahn.com e Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *