O que é Petit Comité? Conheça essa nova tendência de festa

Festas grandiosas e com incontável número de convidados nem sempre estão ao alcance financeiro de todos os casais. A festa de casamento é sempre bem-vinda, afinal de contas o casal está se unindo para formar uma nova família. Em muitos casos, os noivos não querem ou não podem organizar uma recepção de grande porte, com muitos convidados, então acabam optando por uma reunião bastante íntima, sem abrir mão da elegância e da sofisticação que a ocasião merece. Por isso as pequenas celebrações, ao estilo Petit Comitê são mais interessantes, pois são versáteis e prezam pela exclusividade e sofisticação.

Esta novidade também chamada por alguns de mini weddings, festas de casamento organizadas para atender grupos pequenos de 15 a 80 pessoas chegou para ficar. Essa tendência, muito utilizada na Europa, está ganhando cada vez mais força no Brasil. É a opção ideal para quem deseja uma cerimônia mais íntima, discreta, porém elegante, centralizando no mesmo local a cerimônia e a festa. Tanto convidados como noivos apreciam a ocasião pela não necessidade de se deslocar de um lugar a outro e a harmonia da decoração num mesmo local para o evento.

Ao optar pelo evento menor para seu casamento, deve-se pesquisar não só lugares mais compactos para a locação, mas também sobre os gostos dos convidados, uma vez que o cardápio será mais direcionado e específico. A partir do conhecimento do público, o anfitrião pode dar atenção especial a detalhes não só do cardápio, mas da decoração, música ambiente, bebidas, entre outros elementos do ambiente. O importante é preparar a recepção com prazer e carinho e acreditar que tudo vai dar certo.

O que é Petit Comité?
O termo “Petit Comité” é de origem francesa e significa algo como “pequeno grupo”, o que é a essência desse tipo de celebração. O importante, nesse caso, é uma comemoração íntima, com convidados selecionados a dedo para aproveitarem um momento único que, certamente, se tornará inesquecível.
Basicamente, para organizar um Petit Comité você precisará começar pela lista de convidados. Como não existe um número exato de quantas pessoas poderão ser convidadas, a dica é usar o bom senso e realmente selecionar o menor grupo possível de pessoas importantes para aquela situação.
Para um casamento, é interessante convidar os parentes que são mais próximos dos noivos e os amigos mais íntimos. Nada de estender a lista para agradar familiares que os noivos mal têm contato ou mesmo aqueles “amigos” com quem não há um certo nível de convivência há algum tempo.

Como decorar o ambiente?
A ideia de fazer um Petit Comité é oferecer um ar mais intimista. Sendo assim, é preciso ter atenção redobrada quanto a todos os detalhes, inclusive na decoração. Como se trata de um evento com proporção menor e o diferencial será o clima mais íntimo, o próprio anfitrião poderá pensar uma decoração estilo handmade.
Procure referências, defina uma cartela de cores que será usada, aposte na delicadeza e charme das flores para compor arranjos, entre outros aspectos que julgar importante.

O que servir?
Com um número limitado de convidados, a quantidade de comida também não precisará ser exagerada. Nesse quesito, a dica é fazer um levantamento sobre o que os convidados mais gostam e criar um menu baseado nessas preferências. Não tenha dúvidas de que você acertará em cheio e criará ótimas memórias entre as pessoas que estarão na festa.
Como em qualquer ocasião festiva, crie um menu com entradas, pratos principais e sobremesas — incluindo um delicioso bolo. Nada precisa ser complicado, mas dê atenção ao sabor de tudo o que será servido e não se esqueça de criar um menu harmônico e coerente com a ocasião.

http://www.ocerimonial.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *